É uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos, líderes religiosos a empresários. A Comenda é uma homenagem àqueles que trabalham em prol dos direitos humanos, da paz e da responsabilidade social, de caráter liberal e independente de controle de governos ou de autarquias religiosas.
A tradição de conceder comendas e títulos de comendador começou na Europa e existiu durante muitos séculos como uma estratégia de assegurar e preservar a conquista das terras e incentivo a expansão territorial. A terra doada deveria ser obrigatoriamente defendida pelo comendador do ataque de invasores e inimigos.
Em Portugal, a distribuição de comendas foi uma importante ferramenta para que os monarcas portugueses conseguissem mais serviços e vassalagem. As chamadas “comendas militares” eram ofertadas por três principais Ordens: de Cristo, de São Bento de Avis e de Santiago.
As outorgas das comendas distinguem os Membros Comendadores e Homenageados no seio de suas comunidades e reconhecem o mérito daqueles que se destacam em suas áreas de atuação, como também daqueles que direcionam a sua conduta em benefício social.
COMENDADOR(A)
É o nome dado ao indivíduo que recebe essa condecoração honorífica; alguém que é agraciado com uma comenda, ou seja, um benefício. Atualmente, o termo Comendador(a) é utilizado como um título distintivo de honra, oferecido por algum tipo de autoridade às pessoas que se destacam por ajudar a engrandecer a sociedade, seja por trabalhos ou influências sociais, econômicas, políticas e religiosas.
Cada membro componente da Comenda deve:
• Ser cidadão brasileiro ou estrangeiro, enquanto defensor do nosso país, colaborando com as nossas instituições públicas, com nossas autoridades, com o município, o Estado e o nosso País. Não aceita a deselegância, a anarquia e (combate) pugna aqueles que desejam desequilibrar a ordem social.
• Atuar em prol de diversas atividades culturais, política da cidadania, cívica, filantrópicas, religiosas, pesquisa e honorifica.
• Promover a produção e a crítica construtiva do conhecimento científico, tecnológico, social, religioso, cultural, educacional, segurança e defesa social.
• Praticar e contribuir na articulação do crescimento de comunidades em que se insere, na resolução de seus problemas independente de clero, raça, religião, etnia, orientação política, classe, nível educacional e renda.
Para receber a Comenda, a pessoa deve ter uma idade madura, ter uma cultura regular, ter qualidades adequadas a um bom cidadão, ter um digno passado profissional, ter bons antecedentes criminais, afinal deve ter um comportamento que o habilite a apertar a mão, e conviver com pessoas honestas, íntegras e cultas.
15-9999-9999
15-3333-3333